Nestes anos, rimos, chorámos, emocionámo-nos, stressámos (um bocadinho) e festejámos. São muitos momentos para recordar.
Portugal participa pela primeira vez no YOUNG HOT DOGS/YOUNG CREATIVESA dupla Susana Sequeira e João Madeira, da Nova Publicidade, são os pioneiros representantes portugueses na competição internacional, escolhidos por Edson Athaíde, Nicolau Santos, Philipe Vincent e António José Seguro. Na competição nacional, que selecionava jovens criativos para uma formação em Cannes, a dupla João Coutinho e Tiago Guedes, da Ogilvy & Mather são os primeiros vencedores. |
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![]() Susana Sequeira e João Madeira |
Em 1998, as regras mudam. A competição nacional apura uma dupla para representar Portugal na competição internacional e Diogo Anahory e José Bomtempo, da TBWA/EPG, saem vencedores na competição que teve por tema o 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O seu trabalho “Champanhe” venceu também um Leão de Bronze em Cannes na secção oficial.

Em Cannes, a dupla ganhou uma medalha de ouro com o trabalho “Cicatriz” para o programa “ Children’s Lifeline. |
Em 1999, ganhamos pela segunda vez consecutiva a medalha de ouro.Mais de cem duplas participaram e Sandro Porto e Liliana Dantas, da FCB e MKT, garantiram o passaporte para a competição internacional. |
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O projeto do segundo ouro dos Young Lions portugueses em Cannes |
Em Cannes, saíram vencedores com o trabalho “AIDS RESEARCH”, para a Fundação Americana contra a Sida. O presidente do júri do festival Keith Reinhard afirmou ser um trabalho fantástico pela simplicidade da ideia, pela interatividade que exigia ao leitor e pela forma diferente como via o tema. |
A nova categoria de Cyber foi introduzida. As duplas passaram a triplas e o desafio era fazer uma “adaptação ao digital” do trabalho de imprensa.
O desafio: a sensibilização da comunidade empresarial americana para a luta contra a discriminação de colaboradores portadores de HIV.
A representar Portugal, Claudio Lima, Daniel Pereira e Leonardo Pereira, da FCB, responderam ao desafio da “Global Business Coalition on HIV/AIDS”, conquistando o primeiro ouro da categoria.

Estreámos a categoria de Filme e a categoria de Cyber, até aqui integrante da categoria de imprensa, torna-se autónoma.
No ano que marcou os dez anos de participação portuguesa em Cannes, foram convidados para júri todos os criativos que haviam representado o nosso país no festival e, sob o mote “Mostra que Portugal é um País Inovador”, foram selecionadas três duplas para a competição internacional: um em Imprensa, uma em Cyber e outra em Filme.
A categoria de Media é lançada, para jovens media planners.
A comitiva portuguesa de Jovens Criativos passa a ter 8 elementos (uma dupla em Imprensa, uma em Cyber, uma em Filme e mais uma em Media) e trouxe para casa mais um Ouro em Cyber e uma Prata em Imprensa.
Assinala-se neste ano mais uma medalha de Ouro e uma de Prata para Portugal, em Imprensa e Cyber respetivamente.

Com o objectivo de envolver os jovens clientes, Cannes passa a organizar também uma competição para jovens marketeers.
Bruno Rio e Tiago Talone, da Unicer, foram os primeiros vencedores e a comitiva em defesa das cores nacionais cresceu para 10.
Portugal volta a conquistar uma medalha, com a dupla Maria João Amparo e Rita Bernardo, da Fullsix, a responderem ao desafio do “The Planet Earth Institute” e a vencerem um Bronze na categoria de Cyber.
Os jovens designers passam também a ambicionar um palco em Cannes, no ano em que vencemos o primeiro Ouro na categoria de Marketing (por Afonso Ferreira e Francisca Oliveira, da Lowe Activism e JWT) e a primeira medalha, um Bronze, na categoria de Media (conquistada por Joaquim Costa e Ricardo Ferreira, da Initiative Media).

Com a categoria de Relações Públicas, o festival envia uma mensagem de reconhecimento a esta disciplina na estratégia geral de comunicação de uma marca. Os primeiros representantes da categoria foram Ana Rita Delgado e Ana Margarida Rosário, da Cunha Vaz & Associados, e Portugal passou a levar todos os anos a Cannes 14 jovens profissionais para representar o país na Young Lions Competition.
20 anos de Young Lions e um novo modelo para selecionar as duplas portuguesas. A competição passa a ter 2 fases: uma primeira seleção através de portfólio/CV e uma segunda com um Bootcamp, onde as 35 duplas finalistas têm 48 horas para responder ao briefing.
Voltamos a conquistar um prémio Internacional, com a dupla Maria Bessa e Rui Simões, da NOSSA, a vencer Bronze na categoria de Design.


Os Young Lions Portugueses regressam de Cannes com mais duas medalhas de Bronze. Na categoria de Design (para Inês Coelho e Elsa Rodrigues, da Fuel) e em Marketing (para José Pedro Silva e Mário Alves, da Unicer).


Mais duas medalhas:
uma de Ouro em Marketing (para Rita Almeida e Diogo Vasques, da Worten e Montepio) e outra de Prata em Design (Claúdio Soares e Patrícia Coelho, da JWT e Big Fish).

Portugal regressa às vitórias, a dupla Andreia Esteves e Ema Pimenta é premiada com medalha de Bronze na categoria de Media, em reposta ao desafio colocado pela ONG "One Young World

Com a dupla Carlota Real e Maria Branco, Portugal volta a pisar o palco, com medalha de Bronze, na categoria de Imprensa, com o projeto para a ONG, Eco Tree.

Nesta edição, as competições Young Lions nacionais, pela primeira vez passam a contar com um naming sponsor: a agência Tangity, do universo NTT Data. Esta edição fica também marcada prémios alcançados: uma Shortlist na categoria de Filme, com o trabalho da dupla Francisco Machado e Daniel Gordon a "Unstereotype Allince_UN- Woman", uma Shortlist na categoria de Design, com a dupla David Canaes e Francisco Vale, para o " Museum of Image and Sound" e medalha de Bronze , para a dupla João Chicau e Tomás Almeida na categoria de Digital, para o "Project Dandelion".
