
Filipe Mesquita
Co-fundador e partner do estúdio de design This is Pacifica, é diretor criativo de projetos de design premiados e reconhecidos em festivais de criatividade globais como: Cannes Lions, D&AD, The One Show, European Design Awards e Art Directors Club of Europe (ADCE). Com foco e atuação no desenvolvimento de identidade, criação de conteúdo e narrativas visuais de marca, colaborou com clientes como Nike, Apple, Walt Disney Company, Coca-Cola e Red Bull.
Foi professor convidado na Universidade de Coimbra e colabora atualmente no curso de pós-graduação em Branding no IPAM/IADE.
É também co-fundador da Pratica (da Pacifica), uma escola de design para crianças com o objetivo de incentivar as novas gerações a expressar a criatividade através do design.

Ana Boavida
Ana Boavida é designer gráfica, investigadora e professora. Licenciada em Belas Artes e doutorada em Arte Contemporânea/Design de Capas de Livros. Ana é designer no estúdio de design FBA, desde o ano 2000, onde atualmente é sócia. O seu trabalho é mais conhecido na área do design de livros e capas de livros, mas ao longo da sua carreira foi responsável por múltiplos projetos em áreas que vão desde programas de identidade visual até design de exposições desenvolvidos para os mais diversos clientes, incluindo editoras, museus e organizações culturais em Portugal, EUA e Reino Unido.
O seu trabalho tem sido repetidamente aclamado e reconhecido com vários dos mais prestigiados prémios internacionais de design, incluindo D&AD Award (Londres), European Design Awards (Atenas, Colónia, Belgrado, Roterdão, Essen) 50 books/50 covers do American Institute of Graphic Arts (Nova Iorque), Red Dot Award (Berlim), Communication Arts Excellence in Illustration and in Typography (São Francisco), Internacional Typomania Festival (Moscovo) e Wine Design Challenge (Londres). O seu trabalho foi incluído em diversas publicações internacionais de design e em livros didáticos de ensino de design gráfico de referência.

Ana Resende
Ana Resende pensa e desenha livros há mais de 10 anos, combinando essa prática com outros interesses, como a arquitetura, o cinema e projetos de âmbito curatorial. Formou-se em Arquitetura na FAUP, onde fez investigação em arquitetura e cinema, e frequentou o mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais na FBAUP. Foi cocriadora dos projetos de conversas e comida Glote (2013-2015) e Bolsa de Ideias (2017-2020). Foi coordenadora editorial na Trienal de Arquitectura de Lisboa (2016) e no CIAJG (2021-22). Produziu e co-realizou o filme “A Construção da Villa Além” (IndieLisboa, 2017) e as curtas-metragens “Afastado de Quem Fala” (2017) e “Three Patios for the Sun” (2020). Em 2020/2021, foi co-curadora do Anuário 20 (Galeria Municipal do Porto).
Desde 2016, dirige o seu próprio estúdio, privilegiando a colaboração como forma de elevar o potencial de cada projeto. Tem vindo a trabalhar com diversos artistas, arquitetos e designers, em projetos para várias instituições culturais e académicas (Circo de Ideias, Alkantara, Fundação de Serralves, Fundação Marques da Silva, Fundação Nadir Afonso, Galeria Municipal do Porto, Universidade do Porto, Universidade do Minho). Atualmente é também docente na FAUP, onde leciona a disciplina de Teoria Geral da Organização do Espaço.

Bernardo Neves
Apesar da formação em Design Geral, muito do que o Bernardo aprendeu a fazer vem da curiosidade autodidata para perceber como as coisas funcionam.
Quer se tratasse de graphic/space/motion design, explorar várias áreas revelou-se fundamental para sua capacidade de criar marcas relevantes e impactantes.
Começou a trabalhar como designer em 2007 e desde 2014 faz parte integrante da VML Branding, onde criou e executou projetos como o UEFA Euro, a marca e o troféu da UEFA Nations League, FIFA, FIBA Euro e World Cup, BMW, Alegro e Liga Portugal, entre outros.
Em 2020, assumiu o cargo de Head of Design, liderando projetos para clientes como Via Verde, FIFA (Museum e Training Center), Red Sea Global (Wama, Corallium, Akun, entre outros).

João Campos
João Campos é diretor criativo do Estúdio João Campos, dedicado à estratégia e criatividade de marca.
É autor do livro Marca Positiva (Influência, 2019) e co-autor do livro Comunicação 2.0 (Actual Editora, 2014). Dá aulas de branding e de comunicação no IADE– Creative University e no ISCSP–ULisboa, e escreve sobre marcas, com a intermitência possível, em meios como o Gerador, o Briefing, o Observador e o Shifter.

Júlio Dolbeth
Doutoramento em Arte e Design, área de ilustração, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Mestrado em Arte Multimédia (FBAUP).
Licenciado em Design de Comunicação (FBAUP). Professor Auxiliar no Departamento de Design na FBAUP.
Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), membro do grupo LUME - Laboratório para os Media Inesperados e Investigador Colaborador com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS).
Centra a sua investigação no campo das narrativas ilustradas e na comunicação visual a partir da ilustração.
Co-fundador e curador da galeria Dama Aflita, no Porto, entre 2008 e 2016.
Artista e ilustrador, tem exposto regularmente em mostras individuais e coletivas, tem trabalho publicado em diversas plataformas editoriais.

Marko Rosalline
Marko Rosalline é designer gráfico e diretor criativo, formado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em Design de Comunicação. É fundador da Deadinbeirute™, um estúdio de design independente que explora a criatividade em todas as suas formas e trabalha nas diversas disciplinas de design, com um foco na construção de marcas. Acredita que uma grande ideia, quando combinada com um conceito forte e autêntico, abre a porta a um maior reconhecimento e impacto e a soluções de design originais, consistentes, duradouras e marcantes.

Sílvia Matias
Sílvia Matias (Studio SM) Designer Independente e Diretora de Arte. É certificada pelo Type Directors Club, The One Club for Creativity de Nova Iorque. E vencedora no Ranking Nacional Criatividade CCP 2023, na Categoria de Design.
Depois de colaborar com diferentes estúdios na Europa, como Fabrica Research Center (IT), Folch (ES), Solid Dogma / Vhils (PT) e Pentagram (UK), em 2020, estabeleceu-se como Designer Independente, numa rede entre clientes e colaboradores.
Destacam-se projetos como ABCLGBTQIA+ ou mural RESILIÊNCIA. Foi também curadora do projeto RETIREMENT CALL. Paralelamente foi co-fundadora do programa Canvas Talks (Women Makers) em Milão.

Susana Martins
Susana Martins é designer de comunicação sénior. Licenciada em Design pela Universidade de Aveiro e Mestre em Design Gráfico e Projetos Editoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Entre 2018 e 2023, trabalhou como designer de comunicação e diretora de arte na esad—idea, Centro de Investigação de Design e Arte, colaborando na comunicação da ESAD de Matosinhos, em investigação transversal e na produção gráfica para eventos culturais e clientes empresariais, como a Bienal de Design do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal do Porto, Casa do Design e RAR Imobiliária.
Simultaneamente, colaborou com o Clube de Criatividade de Portugal, onde desenvolveu a imagem gráfica do Festival CCP com a equipa criativa, explorando perspetivas plurais e o cruzamento de disciplinas num evento cultural marcante para a comunidade criativa nacional. Foi finalista do concurso Young Lions Portugal em 2019 e 2020.
Em março de 2023, integrou a NTTDATA como designer sénior e, posteriormente, a Tangity — a agência criativa da NTTDATA, onde tem colaborado em projetos para clientes como BPI, CGD e EDP.