
Ricardo Assunção
Nasceu no Porto, mas no seu trajeto profissional com mais de 20 anos, constam projetos desenvolvidos em Portugal, Angola e Dinamarca. O Marketing, a Comunicação e a Gestão de Marcas são a sua paixão cimentada nas passagens que teve pela McDonald’s, Super Bock Group e DIA Portugal. Focado em entregar resultados em ambientes altamente desafiantes e exigentes, Ricardo gosta de extravasar ideias, desafiar criativos e eliminar barreiras para criar tendências e novos hábitos em mercados extremamente abrangentes, competitivos e multiculturais. É Secretário-Geral da APAN desde maio de 2023 e tem como missão tornar a APAN uma associação com cada vez maior notoriedade e uma referência nacional em tudo o que esteja relacionado com o marketing e a comunicação.

Ana Freitas
Ana Freitas é uma profissional experiente em Marketing & Comunicação, em FMCG e Retalho. Em Fevereiro de 2022 assumiu o cargo de Marketing Manager na McDonald’s Portugal, com o desafio, entre outros, de liderar a estratégia da área de Food, procurando responder aos desafios do consumidor em Portugal.
Licenciou-se em Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa, tendo completado posteriormente Mestrado em Marketing no INDEG / ISCTE Business School.
Anteriormente desempenhou funções na área de Marketing na Danone Portugal, passou depois, na Unilever Jerónimo Martins, para Global Brand Development no Marketing Global da marca Gallo e ainda pela JMD (Jerónimo Martins Distribuição), onde teve oportunidade de desempenhar a função de Brand Partner Lead, liderando uma equipa e marcas multi-categoria, com foco no desenvolvimento sustentado do negócio.
Experiência em liderança, estratégia de negócio e marca. É mãe de duas meninas e uma apaixonada por praia, viagens e desporto ao ar livre.

Erick Lassche
Erik Lassche é o CEO do Grupo Fullsix Portugal, a agência digital mais distinta do país, reconhecida pela WARC como a agência digital mais eficaz da. Ele juntou-se ao grupo em 2006 e auxiliou na integração no grupo Havas após a sua aquisição em 2015. Iniciou a sua carreira em marketing na Unilever, começando na China e depois em Portugal. Transitou para a Centralcer, onde foi responsável pela marca Sagres, antes de se juntar ao Grupo Fullsix.
Erik possui um MBA em Negócios Internacionais e Marketing pela Rijksuniversiteit Groningen (Países Baixos). É professor na NOVA School of Business Economics e é vice-presidente da APAP (Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing).

João Seabra
Nascido em Lisboa, licenciou-se em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa em 2006. Desde então passou por empresas como a Samsung, Beiersford e Sony, onde viria a desempenhar funções em Portugal, Espanha e UK. Após 7 anos a viver no estrangeiro, regressa a Portugal em 2018 para abraçar o projecto Visa, que lhe permite dividir o seu tempo entre Lisboa e Madrid.

Marta Quelhas
Licenciada em Gestão pelo ISCTE, iniciou a sua carreira na Cepsa como Assistente de Pricing. Em 2001 transitou para a atual Unilever FIMA, inaugurando o seu percurso na gestão de marcas pela categoria de gelados. Entre funções locais e regionais passaram pelas suas mãos todas as marcas desse portfolio. Ainda na Business Unit de Out of Home passa pelo Marketing B2B com o negócio da Unilever Foodsolutions, deslocando-se em seguida para o canal In-Home e a gestão de marcas primeiro de Home Care e depois de Personal Care. Dove é a sua bandeira neste negócio, mas orgulha-se igualmente de Linic, Axe, TRESemmé, Rexona ou Linic. Num negócio complexo e competitivo, mantém o seu próprio purpose e o das suas marcas como a bússola orientadora.

Nuno Pimenta
Com mais de uma década de experiência em marketing, publicidade e estratégias de marca, atualmente sou Brand & Communication Team Lead na Fidelidade, a maior seguradora em Portugal. Lidero uma equipa multidisciplinar responsável pelo gestão e implementação de estratégias de comunicação eficazes e campanhas integradas para produtos como seguros Pets, Casa e inovações como a aplicação Fidelidade Drive ou o programa Multicare Vitality. O meu foco está em aumentar a notoriedade da marca e a aquisição digital, gerando tráfego online e leads qualificadas.
Iniciei a minha carreira em algumas das principais agências de publicidade nacionais, como BBDO, BAR Lisboa e Partners, onde desenvolvi competências em estratégia digital, social media e planeamento estratégico para marcas de referência em setores como telecomunicações, banca, vinhos e grande consumo. Essa experiência deu-me uma base sólida para criar estratégias criativas e impactantes, tanto online quanto offline.
Paralelamente à minha atividade na Fidelidade, tenho contribuído para o setor como consultor de marketing digital e desenvolvimento de marcas, apoiando empresas e agências em projetos inovadores. Além disso, partilhei o meu conhecimento como formador em marketing digital, ajudando a capacitar jovens talentos no início das suas carreiras.

Rita Alves
Rita Alves é uma profissional de marketing com mais de 15 anos de experiência, incluindo 10 anos incríveis na Danone, onde teve oportunidade de construir "love brands" e estratégias de marketing com impacto a 360º.
Atualmente, enquanto Country Marketing Lead na Mondelez, é apaixonada por construir campanhas inovadoras, com foco no público, capazes de conectar pessoas e produzir ótimos resultados. Criatividade, estratégia e relações fortes são o coração daquilo que faz.

Rita Bidarra
Com background em Psicologia Social e das Organizações, começou o percurso profissional na Accenture, na área de recrutamento e seleção e na Deloitte, em Marketing e Business Development.
Antes de se iniciar em comunicação e publicidade foi, também, gestora de projetos na Spirituc, na área de estudos de mercado.
A partir de 2010 abraça então o bonito mundo da criatividade, das marcas, da publicidade. São quase 15 anos a gerir projetos, cruzando-se com muitas marcas, clientes e equipas criativas, passando pela Bar Ogilvy, Ivity e agora, mais recentemente, pela Tangity (part of NTT DATA).

Sérgio Soares
Diretor Strategy, Advertising & Product Marketing.
Início de carreira em Madrid na Toys R Us, regresso a Portugal para integrar o 3º operador de telecomunicações móveis ainda antes do seu lançamento comercial. Atualmente na Sonae MC (Continente), ao longo deste percurso as minhas funções foram sempre nas áreas de Marketing, Publicidade e Estratégia.

Inês Branquinho
Em 2021, entra na Delta Cafés - Grupo Nabeiro como Marketing and Communication Manager do portfólio de café.
Mais de 17 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de Gestão, Estratégia, Marketing e Comunicação. Inicia o percurso em Madrid, na Bial Farmacêutica passando depois pela Bacardi-Martini e LVMH Louis Vuitton Moët Hennessy. Muda-se para Barcelona em 2012 onde trabalha o mercado português e espanhol na Ferrero Iberica. Regressa a Portugal anos mais tarde passando pela Pernod-Ricard e pela CUF Hospitais e Clinicas.
Apaixonada pelo mundo das artes, fascinada pela mente humana, e mochileira nos tempos livres sempre em busca dos locais mais remotos.