Nasceu para a Comunicação no Curso de Jornalista/Animadores de Rádio da TSF em 1986 onde teve como formadores grandes nomes sendo particularmente marcado pelo jornalista Adelino Gomes. Entre 1986 e 1988 passou pelo "Diário Popular", onde faz crítica radiofónica e desenvolveu programas na RUT - Rádio Universidade Tejo, RGT- Radiogeste e na TSF. Foi convidado por João Paulo Castel-Branco para ser redator na agência de referência no final dos anos 80, a Cineponto, que mais seria adquirida pela Leo Burnett. Até 1990 teve ainda uma breve passagem pela Park até chegar à revolucionária Young & Rubicam. Liderada pelo Salgueiro Maia da Publicidade Portuguesa, José Eduardo Casarin, a Young & Rubicam mudou para sempre a linguagem da comunicação publicitária portuguesa. Na Avenida Duque D'Ávila desenvolveu campanhas marcantes (Lançamentos do BCI e da Telecel - hoje Santander e Vodafone) e ganhou inúmeros troféus nacionais e internacionais (2 Leões em Cannes). Em 1993 avança para a criação da sua agência, Z.Publicidade, conjuntamente com Luis Christello e António Borges (mais tarde junta-se Danyel Sak). A pequena mas guerrilheira Z. avança rapidamente e num curto espaço de tempo torna-se referência de mercado graças sobretudo à conta da Mercedes-Benz. Vence um Leão de Ouro (o primeiro português) com o anúncio "Agrafo". No final de 1996 entra em ruptura com a estrutura societária da Z, entretanto alterada, e avança para J.Walter Thompson com Ricardo Adolfo e Miguel Coimbra. A sua dupla com o Director Geral Manuel Patarrana revela-se avassaladora, pois em dois anos a agência ganha 12 contas em 15 concursos, vence o troféu de melhor agência do network Europa e traz na bagagem de Cannes dois leões. Manuel Patarrana abandona a J.Walter Thompson em 1998 sendo contratado para dirigir a TBWA/EPG. O apelo do amigo Patarrana, leva José Carlos Campos a seguir o mesmo caminho. Permanece dois anos na agência da Avenida da Liberdade. A sua atração por agências independentes torna o convite da STRAT no final de 2000 irresistível. Aí vive uma dos momentos mais empolgantes fazendo uma transformação na agência e no seu mais importante cliente, a Super Bock. Sendo intitulado pela Marketeer como o "Sr.Super Bock", José Carlos separou-se em 2003 temporariamente da STRAT para ingressar no projeto frustrado na Ogilvy, regressando de novo à STRAT em 2005, permanecendo até ao final do seu percurso em agências de publicidade, em 2018. Em 2011, deu início a um projecto de uma marca de franchising, NATA Lisboa, espalhando o famoso bolo português de Norte a Sul de Portugal e além fronteiras: Espanha, Áustria, Polónia, Reino Unido, Turquia e Angola. Atualmente também dá aulas na EPI - Escola Profissional de Imagem (Grupo ETIC).