Timeline

Nestes 25 anos, rimos, chorámos, emocionámo-nos, stressámos (um bocadinho) e festejámos. São muitos momentos para recordar.

1996

- A ESTREIA -

Portugal participa pela primeira vez no
YOUNG HOT DOGS/YOUNG CREATIVES

A dupla Susana Sequeira e João Madeira, da Nova Publicidade, são os pioneiros representantes portugueses na competição internacional, escolhidos por Edson Athaíde, Nicolau Santos, Philipe Vincent e António José Seguro.


Susana Sequeira e João Madeira

Na competição nacional, que selecionava jovens criativos para uma formação em Cannes, a dupla João Coutinho e Tiago Guedes, da Ogilvy & Mather são os primeiros vencedores.

O desafio lançado para esta segunda oportunidade
era a criação de um anúncio de imprensa com o Tema ”A Juventude contra a Droga”. Aqui a proposta vencedora do João Coutinho e Tiago Guedes.



1998

- O PRIMEIRO OURO -

Em 1998, as regras mudam. A competição nacional apura uma dupla para representar Portugal na competição internacional e Diogo Anahory e José Bomtempo, da TBWA/EPG, saem vencedores na competição que teve por tema o 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O seu trabalho “Champanhe” venceu também um Leão de Bronze em Cannes na secção oficial.

Em Cannes, a dupla ganhou uma medalha de ouro com o trabalho “Cicatriz” para o programa “ Children’s Lifeline.


O primeiro Ouro dos Young Lions Portugal em Imprensa



1999

- O OURO DE NOVO -

Em 1999, ganhamos pela segunda vez consecutiva a medalha de ouro. Mais de cem duplas participaram e Sandro Porto e Liliana Dantas, da FCB e MKT, garantiram o passaporte para a competição internacional.

Em Cannes, saíram vencedores com o trabalho “AIDS RESEARCH”, para a Fundação Americana contra a Sida. O presidente do júri do festival Keith Reinhard afirmou ser um trabalho fantástico pela simplicidade da ideia, pela interatividade que exigia ao leitor e pela forma diferente como via o tema.


O projeto do segundo ouro dos Young Lions portugueses em Cannes




2004

- O PRIMEIRO OURO EM CYBER -

A nova categoria de Cyber foi introduzida. As duplas passaram a triplas e o desafio era fazer uma “adaptação ao digital” do trabalho de imprensa.

O desafio: a sensibilização da comunidade empresarial americana para a luta contra a discriminação de colaboradores portadores de HIV. 

A representar Portugal, Claudio Lima, Daniel Pereira e Leonardo Pereira, da FCB, responderam ao desafio da “Global Business Coalition on HIV/AIDS”, conquistando o primeiro ouro da categoria.


A tripla portuguesa no palco do “Palais des Festivals” a receber a medalha de Ouro

2006

- LANÇAMENTO CATEGORIA FILME -

Estreámos a categoria de Filme e a categoria de Cyber, até aqui integrante da categoria de imprensa, torna-se autónoma.

No ano que marcou os dez anos de participação portuguesa em Cannes, foram convidados para júri todos os criativos que haviam representado o nosso país no festival e, sob o mote “Mostra que Portugal é um País Inovador”, foram selecionadas três duplas para a competição internacional: um em Imprensa, uma em Cyber e outra em Filme.

2009

- Mais uma nova categoria: Media -

A categoria de Media é lançada, para jovens media planners. A comitiva portuguesa de Jovens Criativos passa a ter 8 elementos (uma dupla em Imprensa, uma em Cyber, uma em Filme e mais uma em Media) e trouxe para casa mais um Ouro em Cyber e uma Prata em Imprensa.

Assinala-se neste ano mais uma medalha de Ouro e uma de Prata para Portugal, em Imprensa e Cyber respetivamente.


A imprensa que trouxe a medalha de ouro para Portugal


Da esquerda para a direita: Ana Paula Costa, Nuno Teixeira, Fred Bosh, José Bomtempo, Zélia Morais e Clara Tehrani em Cannes, após vitória do Ouro em Imprensa (Nuno Teixeira e Clara Tehrani) e Prata em Cyber (Fred Bosh e Zélia Moraes).


2010

- A vez dos marketeers -

Com o objectivo de envolver os jovens clientes, Cannes passa a organizar também uma competição para jovens marketeers. Bruno Rio e Tiago Talone, da Unicer, foram os primeiros vencedores e a comitiva em defesa das cores nacionais cresceu para 10.


2011

- Bronze em Cyber -

Portugal volta a conquistar uma medalha, com a dupla Maria João Amparo e Rita Bernardo, da Fullsix, a responderem ao desafio do “The Planet Earth Institute” e a vencerem um Bronze na categoria de Cyber.


2012

- Novas medalhas, nova categoria: Design -

Os jovens designers passam também a ambicionar um palco em Cannes, no ano em que vencemos o primeiro Ouro na categoria de Marketing (por Afonso Ferreira e Francisca Oliveira, da Lowe Activism e JWT) e a primeira medalha, um Bronze, na categoria de Media (conquistada por Joaquim Costa e Ricardo Ferreira, da Initiative Media).


Afonso Ferreira e Francisca Oliveira com o CEO do festival Philip Thomas no palco do “Palais des Festivals” a receber ouro na categoria de Marketing


2014

- PR, mais uma nova categoria -

Com a categoria de Relações Públicas, o festival envia uma mensagem de reconhecimento a esta disciplina na estratégia geral de comunicação de uma marca. Os primeiros representantes da categoria foram Ana Rita Delgado e Ana Margarida Rosário, da Cunha Vaz & Associados, e Portugal passou a levar todos os anos a Cannes 14 jovens profissionais para representar o país na Young Lions Competition.


2016

- Um novo modelo de competição e mais um bronze -

20 anos de Young Lions e um novo modelo para selecionar as duplas portuguesas. A competição passa a ter 2 fases: uma primeira seleção através de portfólio/CV e uma segunda com um Bootcamp, onde as 35 duplas finalistas têm 48 horas para responder ao briefing.



A delegação Young Lions Portugal 2016


Voltamos a conquistar um prémio Internacional, com a dupla Maria Bessa e Rui Simões, da NOSSA, a vencer Bronze na categoria de Design.



Rui Simões e Maria Bessa, ambos da NOSSA ca receber o prémio


Bronze em Design com o desafio lançado pelas Nações Unidas: "Global Goals Health”.


2017

- Mais medalhas! -

Os Young Lions Portugueses regressam de Cannes com mais duas medalhas de Bronze. Na categoria de Design (para Inês Coelho e Elsa Rodrigues, da Fuel) e em Marketing (para José Pedro Silva e Mário Alves, da Unicer).


Os vencedores de Marketing (bronze) José Pedro Silva e Mário Alves da Unicer


O projeto de Marketing que trouxe o Bronze para Portugal



As vencedoras de Design (bronze) Inês Coelho e Elsa Rodrigues da Fuel

O projeto que trouxe um Bronze em Design para Portugal


2018

- Ouro + Prata -

Mais duas medalhas: uma de Ouro em Marketing (para Rita Almeida e Diogo Vasques, da Worten e Montepio) e outra de Prata em Design (Claúdio Soares e Patrícia Coelho, da JWT e Big Fish).


A delegação Young Lions Portugal de 2018


Prata em Design para Cláudio Soares (JWT) e Patrícia Coelho (Big Fish)


Prata na categoria de Design


Os vencedores da categoria de Marketing Rita Almeida e Diogo Vasques da Worten


O projeto que deu Ouro na categoria de Marketing



2019

- A última edição pré-Covid -


Abertura oficial Young Lions Portugal 2019


Delegação Vencedores Young Lions Portugal 2019

© 2021 Young Lions Portugal

Alternate Text