Nestes 25 anos, rimos, chorámos, emocionámo-nos, stressámos (um bocadinho) e festejámos. São muitos momentos para recordar.
Timeline
1996
- A ESTREIA -
Portugal participa pela primeira vez no
YOUNG HOT DOGS/YOUNG CREATIVES
A dupla Susana Sequeira e João Madeira, da Nova Publicidade, são os pioneiros representantes portugueses na competição internacional, escolhidos por Edson Athaíde, Nicolau Santos, Philipe Vincent e António José Seguro.
Susana Sequeira e João Madeira
Na competição nacional, que selecionava jovens criativos para uma formação em Cannes, a dupla João Coutinho e Tiago Guedes, da Ogilvy & Mather são os primeiros vencedores.
O desafio lançado para esta segunda oportunidade
era a criação de um anúncio de imprensa com o Tema ”A Juventude contra a Droga”. Aqui a proposta vencedora do João Coutinho e Tiago Guedes.
1998
- O PRIMEIRO OURO -
Em 1998, as regras mudam. A competição nacional apura uma dupla para representar Portugal na competição internacional e Diogo Anahory e José Bomtempo, da TBWA/EPG, saem vencedores na competição que teve por tema o 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O seu trabalho “Champanhe” venceu também um Leão de Bronze em Cannes na secção oficial.
Em Cannes, a dupla ganhou uma medalha de ouro com o trabalho “Cicatriz” para o programa “ Children’s Lifeline.
O primeiro Ouro dos Young Lions Portugal em Imprensa
1999
- O OURO DE NOVO -
Em 1999, ganhamos pela segunda vez consecutiva a medalha de ouro. Mais de cem duplas participaram e Sandro Porto e Liliana Dantas, da FCB e MKT, garantiram o passaporte para a competição internacional.
Em Cannes, saíram vencedores com o trabalho “AIDS RESEARCH”, para a Fundação Americana contra a Sida. O presidente do júri do festival Keith Reinhard afirmou ser um trabalho fantástico pela simplicidade da ideia, pela interatividade que exigia ao leitor e pela forma diferente como via o tema.
O projeto do segundo ouro dos Young Lions portugueses em Cannes
2004
- O PRIMEIRO OURO EM CYBER -
A nova categoria de Cyber foi introduzida. As duplas passaram a triplas e o desafio era fazer uma “adaptação ao digital” do trabalho de imprensa.
O desafio: a sensibilização da comunidade empresarial americana para a luta contra a discriminação de colaboradores portadores de HIV.
A representar Portugal, Claudio Lima, Daniel Pereira e Leonardo Pereira, da FCB, responderam ao desafio da “Global Business Coalition on HIV/AIDS”, conquistando o primeiro ouro da categoria.
A tripla portuguesa no palco do “Palais des Festivals” a receber a medalha de Ouro
2006
- LANÇAMENTO CATEGORIA FILME -
Estreámos a categoria de Filme e a categoria de Cyber, até aqui integrante da categoria de imprensa, torna-se autónoma.
No ano que marcou os dez anos de participação portuguesa em Cannes, foram convidados para júri todos os criativos que haviam representado o nosso país no festival e, sob o mote “Mostra que Portugal é um País Inovador”, foram selecionadas três duplas para a competição internacional: um em Imprensa, uma em Cyber e outra em Filme.
2009
- Mais uma nova categoria: Media -
A categoria de Media é lançada, para jovens media planners. A comitiva portuguesa de Jovens Criativos passa a ter 8 elementos (uma dupla em Imprensa, uma em Cyber, uma em Filme e mais uma em Media) e trouxe para casa mais um Ouro em Cyber e uma Prata em Imprensa.
Assinala-se neste ano mais uma medalha de Ouro e uma de Prata para Portugal, em Imprensa e Cyber respetivamente.
A imprensa que trouxe a medalha de ouro para Portugal
Da esquerda para a direita: Ana Paula Costa, Nuno Teixeira, Fred Bosh, José Bomtempo, Zélia Morais e Clara Tehrani em Cannes, após vitória do Ouro em Imprensa (Nuno Teixeira e Clara Tehrani) e Prata em Cyber (Fred Bosh e Zélia Moraes).
2010
- A vez dos marketeers -
Com o objectivo de envolver os jovens clientes, Cannes passa a organizar também uma competição para jovens marketeers. Bruno Rio e Tiago Talone, da Unicer, foram os primeiros vencedores e a comitiva em defesa das cores nacionais cresceu para 10.
2011
- Bronze em Cyber -
Portugal volta a conquistar uma medalha, com a dupla Maria João Amparo e Rita Bernardo, da Fullsix, a responderem ao desafio do “The Planet Earth Institute” e a vencerem um Bronze na categoria de Cyber.
2012
- Novas medalhas, nova categoria: Design -
Os jovens designers passam também a ambicionar um palco em Cannes, no ano em que vencemos o primeiro Ouro na categoria de Marketing (por Afonso Ferreira e Francisca Oliveira, da Lowe Activism e JWT) e a primeira medalha, um Bronze, na categoria de Media (conquistada por Joaquim Costa e Ricardo Ferreira, da Initiative Media).
Afonso Ferreira e Francisca Oliveira com o CEO do festival Philip Thomas no palco do “Palais des Festivals” a receber ouro na categoria de Marketing
2014
- PR, mais uma nova categoria -
Com a categoria de Relações Públicas, o festival envia uma mensagem de reconhecimento a esta disciplina na estratégia geral de comunicação de uma marca. Os primeiros representantes da categoria foram Ana Rita Delgado e Ana Margarida Rosário, da Cunha Vaz & Associados, e Portugal passou a levar todos os anos a Cannes 14 jovens profissionais para representar o país na Young Lions Competition.
2016
- Um novo modelo de competição e mais um bronze -
20 anos de Young Lions e um novo modelo para selecionar as duplas portuguesas. A competição passa a ter 2 fases: uma primeira seleção através de portfólio/CV e uma segunda com um Bootcamp, onde as 35 duplas finalistas têm 48 horas para responder ao briefing.
A delegação Young Lions Portugal 2016
Voltamos a conquistar um prémio Internacional, com a dupla Maria Bessa e Rui Simões, da NOSSA, a vencer Bronze na categoria de Design.
Rui Simões e Maria Bessa, ambos da NOSSA ca receber o prémio
Bronze em Design com o desafio lançado pelas Nações Unidas: "Global Goals Health”.
2017
- Mais medalhas! -
Os Young Lions Portugueses regressam de Cannes com mais duas medalhas de Bronze. Na categoria de Design (para Inês Coelho e Elsa Rodrigues, da Fuel) e em Marketing (para José Pedro Silva e Mário Alves, da Unicer).
Os vencedores de Marketing (bronze) José Pedro Silva e Mário Alves da Unicer
O projeto de Marketing que trouxe o Bronze para Portugal
As vencedoras de Design (bronze) Inês Coelho e Elsa Rodrigues da Fuel
O projeto que trouxe um Bronze em Design para Portugal
2018
- Ouro + Prata -
Mais duas medalhas: uma de Ouro em Marketing (para Rita Almeida e Diogo Vasques, da Worten e Montepio) e outra de Prata em Design (Claúdio Soares e Patrícia Coelho, da JWT e Big Fish).
A delegação Young Lions Portugal de 2018
Prata em Design para Cláudio Soares (JWT) e Patrícia Coelho (Big Fish)
Prata na categoria de Design
Os vencedores da categoria de Marketing Rita Almeida e Diogo Vasques da Worten
O projeto que deu Ouro na categoria de Marketing
2019
- A última edição pré-Covid -
Abertura oficial Young Lions Portugal 2019
Delegação Vencedores Young Lions Portugal 2019